Um blogger comprometido com a Palavra de Deus simples como Ela É, e assim, dessa forma ela é Revelada aos simples. Quem complica para pregar a Palavra quer aparecer mais que Ela, quando a Palavra de Deus, Jesus Cristo e sua ordem de pregar o Evangelho devem ser as únicas coisas importantes para seus servos.

João 3:30

É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

De quem você recebe conselhos?


(II Crônicas 10:4) - Teu pai fez duro o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

Com o passar do tempo e com a sucessão dos reis de Israel que saíram da casa de Jessé, o mais conhecido deles Davi, o povo vinha aos reis pedindo mudanças na forma de governo. Roboão foi o segundo na linha de sucessão de Davi tendo como governo anterior o rei que foi conhecido por sua sabedoria dada por Deus, a saber, Salomão.
Percebemos logo que Roboão tinha uma grande missão; governar o povo com sabedoria como fizera seu antecessor, Salomão. Para isso, um homem que não tinha a sabedoria de Salomão ele podia buscar conselhos como fez seu pai. Roboão recebeu um conselho prático que determinaria o destino de seu governo: “Se te fizeres benigno e afável para com este povo, e lhes falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.” IICrônicas 10: 6 – 16.
Roboão não aceitou o conselho dos anciãos, preferiu o conselho dos jovens que com ele cresceram. Um desastre, rejeitar o conselho de homens, anciãos, homens que tinham a experiência de convivência com aquele que de mais sábio passara sobre a terra, Salomão, e buscavam a Deus.
Ao invés de um conselho de ser amável para com o povo, Roboão preferiu esse conselho dado pelos jovens que com ele cresceram: “Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei comes corpiões.”
            Não poderia acontecer diferente, Roboão, errou e teve que pagar pelo seu erro, esse que deu início na primeira revolta das doze tribos separando todo o Israel: (II Crônicas 10:16) - Vendo, pois, todo o Israel, que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Já não temos herança no filho de Jessé. Cada um à sua tenda, ó Israel! Olha agora pela tua casa, ó Davi. Assim todo o Israel se foi para as suas tendas.
O que podemos aprender com isso? Roboão, ao contrário de muitos reis de Israel que começou a reinar cedo, começou o seu reinado com quarenta e um anos, já havia vivido o suficiente para entender quem era Davi e quem era Salomão e com quem eles andavam. Eles preferiam os conselhos de anciãos, homens que já haviam vivido o suficiente para terem respostas para o povo e em que essas respostas resultariam. Roboão não agiu apenas com caprichos de um jovem rei, já tinha idade o suficiente para entender de quem vinha os melhores conselhos.
            Roboão parecia não conhecer as palavras escritas por seu pai: (Provérbios 11:14) -  Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.
            De quem podem vir sábios conselhos? Daqueles que com nós cresceram precisando também de conselhos ou daqueles que no dia a dia buscam a sabedoria em suas experiências com Deus e em Sua Palavra?
            Quando buscamos estudar a Palavra de Deus e viver A Palavra, aprendemos o que é sábio e na multidão dos conselhos adquiridos através da Palavra do Senhor existe segurança, sabedoria.
            Hoje talvez, você precisa de conselhos, conselhos que podem mudar o curso de sua vida, no entanto eles não podem advir de pessoas que são diferentes de você, mas sim de quem já viveu o suficiente não só em experiências, pois velhice não quer dizer sabedoria, mas sim de quem une experiências de vida e vivência das Palavras que saem da boca de Deus.
            Portanto hoje decida procurar conselhos com aqueles que se mostram comprometidos com a Palavra do Senhor, pois nada é melhor do que Aquele que tem As Palavras de Vida Eterna.

A Ele seja dada a Glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

Deus abençoe a ti e aos teus!

Pipa
Apenas um servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário