Um blogger comprometido com a Palavra de Deus simples como Ela É, e assim, dessa forma ela é Revelada aos simples. Quem complica para pregar a Palavra quer aparecer mais que Ela, quando a Palavra de Deus, Jesus Cristo e sua ordem de pregar o Evangelho devem ser as únicas coisas importantes para seus servos.

João 3:30

É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Páginas

sábado, 27 de março de 2010

Vaidade


    (I Pedro 3:3-4) – A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

            Vaidade: Qualidade do que é vão, inútil, sem solidez nem duração. Fatuidade; ostentação. Vanglória. Futilidade.

            Definição do dicionário Priberam da língua Portuguesa.

            Assunto recorrente nas igrejas, uma palavra pequena, mas que causa muita confusão e muitas vezes ela mesma aparece na qualidade de muitos, que tentam, através de seus anos vividos e tempo de igreja, como se tempo de igreja contasse para conhecimento Bíblico, definir e empurrar por guela abaixo o que ela realmente significa.
            Bom que vaidade também pode significar o ato de pecar por se expor de forma demasiada causando escândalo isso é verdade, no entanto, é mais comum encontrarmos na Bíblia textos referindo – se a vaidade como qualidade do que é inútil, falta de conhecimento, mas querendo apresentar – se como sábio, do que no sentido de vaidade ligada a aparência.
            Dos poucos textos mencionados na Bíblia que poderiam proibir alguém de se cuidar, cuidar do corpo, corpo esse que é templo do Espírito Santo, vamos nos ater a esses versículos aqui descritos. Os versículos acima exemplificam bem como devemos entender o que é vaidade. Os versículos dizem que a nossa beleza não devem estar nos enfeites exteriores. Ao contrário do que muitos líderes imaginam em sua vaidade de se acharem plenos em conhecimento, a Bíblia em momento algum proíbe que as pessoas se cuidem, a Bíblia diz apenas que o mais importante é a beleza interior, “o que é de grande valor para Deus.”. Estranho é que muitos líderes distorcem esse texto e afirmam que é proibido cuidar da própria aparência. A Bíblia não diz para não usar enfeites, mas sim que eles não devem representar o que somos realmente, logo, devemos estar preocupados com nosso interior, nossos pensamentos, amor ao próximo, um espírito tranqüilo. 
Já tive a oportunidade de conhecer gente que não podia usar nem se quer desodorante, pois isso segundo a sua religião era vaidade. Imagine estar do lado do sujeito no culto e o pastor dizer: “levantem suas mãos, vamos adorar a Deus.”. Com certeza a experiência de quem estivesse ao lado não seria nada agradável. No mais, como se afeiçoar por alguém que não cuida de si próprio, ou melhor, do corpo que segundo a Palavra é Templo do Espírito Santo. Tenho certeza que Deus não gostaria de morar em uma casa suja, por mais que para Ele o mais importante seja o interior, no entanto se a pessoa pode se cuidar e não o faz, acredito que é aí que está em pecado uma vez que não devemos ser motivos de escândalo para ninguém. Leia esse outro versículo:
(I Timóteo 4:8) - Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.
Será que o texto acima diz que eu não posso ir a academia, fazer exercícios, cuidar da minha saúde? De forma alguma. O texto diz que o exercício físico para pouco aproveita, ou seja, aproveita para a saúde do corpo e não do espírito.
Bom quando alguém lhe acusar de que você é muito vaidoso faça uma análise de si mesmo, se o que você tem feito não tem impedido ou atrapalhado sua comunhão com Deus então não há nada de errado nisso.
Bom, saiba que se cuidar é importante. Na hora de se vestir e se arrumar vale o bom senso e saiba que comprimento de calça ou saia quem define é sua consciência com Deus e que ordem e decência cabem em qualquer lugar. No mais aproveite sua mocidade. Vá à academia, se cuide, cuide da sua saúde, mas não seja escravo de um espelho que não reflete seu coração. Diz a Palavra do Senhor que um coração alegre aformoseia o rosto.
Se eu pudesse lhe dar um conselho lhe diria: “Preocupe – se primeiro com seu rosto.”.
É isso, seja feliz. Seja bom para com todos e cuide de obedecer aos estatutos do Senhor, assim terá vida longa e feliz.

A Ele seja dada a Glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

Deus abençoe a ti e aos teus!

Pipa
Apenas um servo

5 comentários:

  1. Exatamente isso que procurava, simples e objetivo. Nosso corpo é a morada de Deus e do nosso Espirito, por isso temos que cuidar dele. Um grande abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, desde pequeno tenho visto pregações contrárias a vestimenta, condenando muitas pessoas a se vestirem com cores sóbrias e destacando-se apenas pelo vestir, e não pelo agir.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  3. É de grande importância que sabemos não conseguir enganar a nós mesmos. Se algo nos incomoda é porque não agrada a Deus. Se as suas atitudes não lhe condenam mesmo você conhecendo a Bíblia é um sinal que estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir
  4. sim concordo , porque até mesmo Deus não está tão preocupado com nossas veste mas sim com nossos corações no dia de hoje o Senhor precisa de verdadeiros adoradores aqueles que o adorem em espírito e em verdade que Deus abençoe a todos Amém !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ver também LASCÍVIA.
    Deus esquadrinha os corações e sabe a
    intenção de cada um.
    PRIORIDADE devemos priorizar o reino de Deus.

    ResponderExcluir