Um blogger comprometido com a Palavra de Deus simples como Ela É, e assim, dessa forma ela é Revelada aos simples. Quem complica para pregar a Palavra quer aparecer mais que Ela, quando a Palavra de Deus, Jesus Cristo e sua ordem de pregar o Evangelho devem ser as únicas coisas importantes para seus servos.

João 3:30

É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Esmola



(Êxodo 33:1) - DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
(Êxodo 33:2) - E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
(Êxodo 33:3) - A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
Esmola é uma pequena quantia monetária dada a um pedinte por caridade. Espórtula ou dádiva caridosa feita aos necessitados; óbulo. De forma figurada: concessão, graça, favor.
O texto acima é muito rico para que escrevamos apenas uma página sobre ele.
Traz uma explanação da angústia de Moisés com a determinação de Deus de não andar juntamente com o povo, mas mandar um anjo para com eles seguir.
Notem que Deus se recusa a caminhar junto ao povo pois eles eram um povo de “dura cerviz”. Dura cerviz quer dizer um povo teimoso, desobediente.
Acredito que era um fardo muito pesado para Moisés ser o escolhido para guiar o povo de Deus até a terra prometida, acredito também que ele por diversas vezes, um homem que tinha profunda comunhão com Deus, ser privado de sua presença por causa de um povo desobediente era triste.
Nos dias de hoje assim como no passado podemos ver semelhanças entre a igreja de Cristo e esse povo que Moisés conduzia.
De fato é um nobre e fadigante ofício o de Pastor. Ter que aqui nessa terra conduzir o povo de Deus no caminho correto até que alcancemos a plena salvação em Jesus Cristo.
Não presto para ser Pastor, não, é muito fardo para mim, suportar ovelhas nojentas e desobedientes que murmuram o tempo todo sem colaborar com a obra de Deus, não digo colaborar com dízimos e oferta, o que não passa de vossa obrigação, mas colaborar com trabalho, colocar a mão na massa, trabalhar de fato para o reino de Deus.
Um fato curioso em Moisés é que ele não aceitou da parte de Deus nenhuma esmola, um homem que conversava com Deus como se conversasse com uma pessoa, guardando claro, o devido respeito e a não comparação de Deus com um ser humano, tanto em poder como majestade, ( leia Êxodos capítulo 33 para maiores esclarecimentos.)
Moisés clama a Deus e diz:
(Êxodo 33:13) - Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
(Êxodo 33:14) - Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
(Êxodo 33:15) - Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Moisés acertou em cheio, não aceitou esmola, pois sabia que nada se compara a presença de Deus, um anjo não era o suficiente, e o Senhor conhecendo a necessidade do coração de Moisés, lhe concede a sua doce presença a ponto dela lhe fazer descansar.
Quero expressar através dessa palavra que entendo como é difícil o ofício Pastoral, suportar murmurações, teimosias, gente sem educação. Ah que bom que Deus tem preparado homens para essa maravilhosa missão, a de conduzir seu povo através de Deus por caminhos verdejantes até que cheguemos a uma terra que mana leite e mel.
Sei que ainda que venhamos a passar por desertos áridos e acompanhados por gente em murmurações, esses homens de Deus estarão conosco pra nos ensinar a estabelecer uma ligação íntima com Deus.
Você que é Pastor e tem encontrado em seu ministério um fardo pesado, tenho para você hoje uma palavra de Deus: “Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.”
Descanse na Santa Presença de Deus, e tenho certeza de que aqueles que impedem o seu caminhar, esses, Deus fará a terra se abrir, e ela os engolirá.

Deus abençoe a ti e aos teus!

Pipa
Apenas um servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário