Um blogger comprometido com a Palavra de Deus simples como Ela É, e assim, dessa forma ela é Revelada aos simples. Quem complica para pregar a Palavra quer aparecer mais que Ela, quando a Palavra de Deus, Jesus Cristo e sua ordem de pregar o Evangelho devem ser as únicas coisas importantes para seus servos.

João 3:30

É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Alegria e força



(Neemias 8:10) – “...portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”
A melhor definição para a tristeza só é encontrada por nós quando somos apanhados de surpresa por esta. Porque sempre somos pegos de surpresa pela tristeza, pois ela carrega consigo esse fator. A perda de um bem ou de alguém que amamos arrancados pela morte ou pela distância, a decepção de uma traição de um amigo ou cônjuge, ser esquecido.
Ser esquecido é uma coisa ruim, trás sentimento de ser inútil ou de que não é amado, pouco ou nada importante.
Certamente Deus, assim como nós se sente triste ou alegre conosco, podemos ver isso através da palavra de Deus durante toda a Escritura. O nosso comportamento é fator definitivo para que Deus se alegre ou se entristeça conosco.
Tudo bem que em muitos casos a tristeza é um bom remédio, até mesmo para o coração: (Eclesiastes 7:3) - Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Em muitos casos Deus permite que passemos por momentos de tristeza, pois assim vemos muitas coisas por uma ótica nunca vista antes, a tristeza nos descortina algo nunca visto ou percebido, o sofrimento de um irmão, a necessidade do próximo, as tragédias, e o sofrimento de outro. Passamos a compreender melhor o coração amargurado e até mesmo aquele que por causa da tristeza tem um coração amargurado e rancoroso que causa magoas a outros.
Bom, que a tristeza pode ser muito ruim disso não tenho dúvidas, basta ler ou ouvir as notícias de pesquisas que dizem ser ela a causadora de muitas doenças como depressão, ansiedades, doenças gástricas e até mesmo câncer.
Não há prejuízo maior causado pela tristeza do que o do nosso relacionamento com Deus. A tristeza muitas vezes é um sinal de que não estamos bem com o Senhor, seja por causa do pecado, que nos separa de Deus e causa até mesmo muitas vezes seu esquecimento, ou por falta de fé ou alguma situação de dificuldade que nos faz não termos fé em Deus, pois nossa visão limitada muitas vezes nos diz que algo é impossível, mas nos esquecemos, novamente, que servimos a um Deus do impossível.
Através da nossa tristeza podemos entristecer a Deus. Não podemos deixar que as circunstâncias do presente do passado ou as que irão vir nos afaste do Senhor através de nossa tristeza, exatamente a tristeza faz com que tenhamos um comportamento de descrença no Senhor, todos nós podemos um dia nos sentir tristes, porém essa tristeza não pode ser contínua, nada pode nos afastar do Senhor.
Quando estamos tristes estamos fracos espiritualmente e até mesmo fisicamente, pois como foi dito: “... portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”.
Para alegrar o Senhor é muito simples, basta fazer Sua vontade e não a nada melhor do que saber a vontade de Deus para nós do que não se esquecer dEle. Não nos esquecemos de Deus quando estamos sempre em oração, essa que é um momento de intimidade com Deus onde podemos falar com Ele e Ele conosco. O Senhor não quer ser esquecido, assim como disse o salmista Davi: “Guardei sua palavra em meu coração para não pecar contra Ti.”, acredito que a melhor forma de se lembrar de Deus é jamais esquecer Sua Palavra, quando guardamos a palavra de Deus em nossos corações ainda que a situação pela qual passamos seja a mais adversa possível nos lembramos de coisas que foram ditas, palavras como essas, proferidas por homens de fé: (Habacuque 3:17) - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
(Habacuque 3:18) - Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
É nessa palavra que temos que nos firmar na alegria que vem do alto, do Senhor, do Deus de nossa salvação, a alegria que para sempre será a nossa força.
Seja forte hoje, seja forte sempre.

Deus abençoe a ti e aos teus!

Pipa
Apenas um servo

2 comentários:

  1. Bom dia Gladsson,

    obrigado pelas palavras escritas acima.
    com certeza, são estas um excelente conforto para quem passa por momentos difíceis.
    Sua mensagem transmite explicitamente qual é a maior fonte de fortaleza para quem necessita de força.

    Continue nesta jornada, com certeza Deus está muito alegre por você!

    ResponderExcluir
  2. Amém. Deus abençõe você e sua família.

    ResponderExcluir